Picos| Termina hoje prazo dado pelo MP para retirada dos trailers e quiosques da Praça Félix Pacheco

0
Foto: José Maria Barros/ JPOnline.

Termina a meia noite desta segunda-feira, 30 de abril, o prazo estipulado pelo Ministério Público do Estado para a retirada dos trailers e quiosques instalados na Praça Félix Pacheco, centro de Picos. A recomendação ao prefeito da cidade, Padre José Walmir de Lima (PT), foi expedida pela promotora de justiça, Romana Leite Vieira.

Todos os proprietários de trailers e quiosques existentes na praça Félix Pacheco já foram notificados sobre o prazo final estipulado pela Prefeitura de Picos, que cumpre recomendação da representante do Ministério Público.

Segundo um dos comerciantes atingidos pela medida, na próxima quarta-feira, 2 de maio, haverá uma reunião com o secretário municipal de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho. Na oportunidade será discutido o destino dos trailers e quiosques da praça Félix Pacheco e dos ambulantes que ocupam a praça Josino Ferreira.

Esses últimos deverão desocupar a praça Josino Ferreira em breve e, serão transferidos para o Shopping do Camelô, situado das ruas São Francisco e Monsenhor Hipólito, próximo a Penitenciária Feminina de Picos, no centro.

Polêmica

A retirada dos trailers e quiosques da praça Félix Pacheco causou polêmica em Picos. A princípio eles deveriam ter saído do local há pelo menos dois meses. Pelo menos quatro deles chegaram a ser embargados pela Prefeitura de Picos no dia 14 de março, mas houve reação por parte dos proprietários, que buscaram e receberam apoio de alguns vereadores.

Diante do impasse, a promotora de justiça Romana Leite reuniu-se no dia 23 de março com representantes da administração municipal e, na oportunidade foi estipulado o prazo de 30 de abril para que todos os trailers e quiosques que estiverem ocupando a praça Félix Pacheco de forma irregular fossem retirados. Quem desobedecer à determinação terá o espaço embargado.

Durante a reunião ficou acertado que a gestão municipal vai disponibilizar um espaço para a transferência dos trailers e quiosques. Será na Avenida Beira Rio, onde vai ser montada uma praça de alimentação com toda a estrutura de iluminação, banheiros químicos e segurança. O local já recebeu o nome de Point Beira Rio e abrigará eventos festivos e culturais para atrair a população.

A representante do Ministério Público lembra que, não é pelo fato de uma pessoa está há 25 ou 30 anos ocupando um espaço público que ele se tornou proprietário. “De forma alguma, o espaço continua sendo público” – reforça.

Segundo o Procurador Geral do Município, Maycon Luz, a gestão está cumprindo a recomendação do Ministério Público, que é a retirada desses trailers. “Por outro lado, está oferecendo um local com infraestrutura para que esse pessoal possa se instalar e trabalhar. Um espaço iluminado, organizado e com segurança” – destaca.

Revitalização

Segundo a administração municipal, com a retirada dos trailers e quiosques, a praça Félix Pacheco será revitalizada e deverá voltar a ser o que era antes. Um local de encontro das famílias picoenses e dos visitantes, fato que não se vê há muitos anos devido à ocupação irregular e desordenada.

 

Fonte: JP Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here