SUS vai adotar novo remédio para tratamento de Tuberculose

0

A rede pública de saúde deve começar a adotar a partir de maio, um novo remédio para o tratamento da tuberculose. O medicamento deve substituir três comprimidos por apenas um, o isoniazida, de 300 miligramas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as mudanças foram pensadas para garantir mais conforto aos pacientes. Cerca de 5 mil caixas do medicamentos já foram adquiridos, o que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos.

Por se tratar de uma doença infectocontagiosa, a tuberculose pode ser adquirida através da tosse, ar, espirro ou até mesmo da fala de pessoas contaminadas. Em casos mais graves e de abandono do tratamento, as chances de cura podem diminuir.

No Brasil, foram registrados 69,5 mil novos casos de tuberculose somente no ano passado. Os dados apontaram também que 13.347 pessoas abandonaram o tratamento após perceberem alguma melhora no quadro de saúde.

De acordo com um balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nos últimos anos, o Piauí conseguiu reduzir em 18% os casos da doença no estado. Mas por se tratar de um vírus contagioso a população deve se manter sempre alerta.

Fonte: CG notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here