Posto de saúde fica sem energia e deixa de atender cerca de 300 pessoas em Teresina

0

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Saci, na Zona Sudeste de Teresina, está sem energia desde segunda-feira (26), quando uma pane elétrica atingiu o contador e causou um curto-circuito. De acordo com o coordenador do posto de saúde, Everardo Pinheiro, cerca de 300 pessoas ficaram sem atendimento até essa quinta-feira (1º) enquanto o reparo não é feito.

Procurada pelo G1, a Eletrobras informou que a primeira solicitação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi na quarta-feira (28) e que o atendimento ocorreu nesta quinta-feira (1º). Na ocasião, os técnicos informaram a necessidade da aquisição de fiação. A FMS afirmou que as equipes de engenharia e tecnologia da informação estão trabalhando para restabelecer os serviços.

“Estávamos fazendo os atendimentos quando teve esse curto-circuito que torrou o contador e a descarga elétrica ainda correu para dentro da unidade. Chamamos os bombeiros e logo eles apagaram o fogo. A queda de energia foi pela manhã, por que se fosse à noite, quando a unidade já estivesse fechada, o estrago era maior”, explicou o coordenador da unidade.

Pane elétrica atingiu o contador e causou um curto-circuito que deixou a UBS sem energia (Foto: José Marcelo / G1 )

De acordo com Everardo Pinheiro, a Eletrobrás foi acionada no mesmo dia da pane e que a falta de uma fiação de religação, fez com que a Unidade ficasse sem energia. Cerca de 80 pessoas deixaram de ser atendidas diariamente desde a segunda-feira (26) e a previsão é que o atendimento seja restabelecido nesta sexta-feira (2).

“Como a descarga elétrica foi grande e queimou uma parte da fiação, eles não puderam fazer o reparo. A gente teve que providenciar o quanto antes, esses materiais, mas infelizmente é um tipo de material que não é fácil de ser encontrado, mas já ligamos de novo pra Eletrobrás e eles disseram que vão resolver”, informou Everardo Pinheiro.

O atendimento na UBS é feito por quatro equipes da saúde da família, que trabalham divididas em duas para cada turno, sendo manhã e tarde. Segundo o coordenador, após a normalização dos atendimentos, os pacientes que tinham consulta marcada terão que passar por outro agendamento.

“Nós vamos nos reunir com as equipes médicas, para fazer uma remarcação das consultas daqueles pacientes que tiveram suas consultas suspensas, para que não sejam prejudicados. Como as equipes tiveram folga esses dias trabalharão algumas horas a mais para compensar os atendimentos que não aconteceram”, finalizou o coordenador da UBS.

A FMS esclareceu que o problema no fornecimento de energia foi ocasionado pelas fortes chuvas e que trabalha para restabelecer os serviços na UBS. A Eletrobras comunicou que uma equipe foi deslocada para a realização do serviço no fim da tarde desta quinta-feira (1º).

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here