Os três grupos políticos que vão definir as eleições em Teresina

0

São três os grupos políticos que vão definir as eleições municipais em Teresina em 2020 e tudo até agora depende de quem esses chefes políticos vão apoiar. Político experiente ouvido pelo Primeira Mão fez a seguinte leitura contextual de cenário, que compartilho com os leitores do blog:

1) Firmino Filho: o prefeito tem a preferência para fazer o sucessor, afinal, a Prefeitura não sai do comando do PSDB há mais de 20 anos. Sinônimo de identificação eleitoral com o teresinense, a moeda tem dois lados. Tantos anos de administração tucana gera desgaste. Um exemplo do risco foi a quase vitória de Elmano Férrer, então no PTB, em 2012.

A questão agora é se Firmino vai apoiar alguém do próprio PSDB – tudo indica que sim – ou priorizar a aliança com o Progressistas do senador Ciro Nogueira, que segue firme (fato visto pelas visitas ao interior do estado que ambos já vem fazendo).

2) Wellington Dias: se o governador petista realmente apoiar alguém – falo sobre fazer campanha e não apenas um apoio formal – deve ser um nome do próprio PT. A sigla não abre mão e precisa mais do que nunca do comando de Executivos pelo país tendo em vista o contexto de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Muito próximo ao deputado Fábio Abreu, seu secretário de Segurança, Wellington teria que equacionar cálculos eleitorais e interesses partidários na formação de uma chapa realmente competitiva, já que historicamente o PT tem média de 30% dos votos na capital mas não avança muito além disso.

3) Themístocles Sampaio: o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí está disposto a formar um terceiro eixo de força política, contrapondo-se ao prefeito de Teresina, de quem é inimigo político, e ao próprio governador, de quem nunca se reaproximou com total confiança após ter o cargo de vice-governador negado nas formulações da chapa  vitoriosa no pleito de 2018.

Themístocles se guia por pesquisas e busca um nome novo, que pode ser o do seu próprio filho, deputado federal Marco Aurélio Sampaio, mas também de parlamentares como Severo Eulálio ou o próprio Dr.Pessoa, convidado a se filiar na sigla.

 

 

Fonte: Por Sávia Barreto / Meio Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here