Oeiras| Famílias do assentamento Soizão recebem títulos definitivos

0

As 27 famílias que moram e produzem, há mais de 30 anos, no Assentamento Soizão, em Oeiras, receberam nesta quinta-feira (28) o título de terra definitivo. Os títulos de terra foram entregues pelo diretor geral do Interpi (Instituto de Terras do Piauí), Herbert Buenos Aires. A regularização fundiária foi articulada pelo deputado federal Assis Carvalho, que também participou da solenidade.

Participaram do evento o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Irrigantes do Soizão, José Martins, e o vice José Domingos Santos. Ei ainda, os vereadores Gilmar Fontes e Hélio Adão, dentre outras autoridades.

Saiba mais

Segundo dados do Governo do Piauí, o Instituto de Terras do Piauí – Interpi, órgão estadual responsável pela política de regularização fundiária em terras públicas na zona rural, desenvolveu todas as atividades para garantir a doação, incluindo cadastro das famílias, vistoria, georreferenciamentos do terreno, além de perícias para solucionar o litígio com a municipalidade referente à propriedade do terreno. Para garantir área necessária para o assentamento Soizão, o Estado cedeu uma área para a Prefeitura de Oeiras para a construção de um condomínio residencial.

Desde os anos 80, a comunidade mora e produz na região, a 6 km do centro de Oeiras. As áreas de cultivo contam com uma área de 2,5 hectares, nos quais a maioria das famílias cultiva hortaliças e vende o excedente na feira da cidade. Agora, mais de 30 anos depois, as famílias se preparam para realizar o sonho da posse definitiva da terra, com a entrega do título, em doação.

A entrega dos 27 títulos no assentamento Soizão, em Oeiras, faz parte da meta de garantia de regularização fundiária para famílias de agricultores familiares, celebrada entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, como uma das metas do Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social, que será desenvolvido até dezembro de 2019.

Fonte e fotos: ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here