I Feira da Agricultura Familiar Território Vale do Guaribas é realizada em Picos

0

Na manhã desta quinta-feira (05) agricultores familiares de 14 municípios da macrorregião de Picos participaram da I Feira da Agricultura Familiar Território Vale do Guaribas, realizada no Centro Diocesano (CTD). O evento é organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Rio Guaribas (CDTS) em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE-PI), Secretaria do Estado de Planejamento (SEPLAN), gestores municipais e de instituições ligadas ao setor.

Entre os municípios representados na I Feira da Agricultura Familiar estiveram agricultores de Santana do Piauí, Francisco Santos, Aroeiras do Itaim, Itainópolis e Monsenhor Hipólito. Na ocasião, os produtores expuseram e comercializaram produtos típicos da terra, destacando as potencialidades agrícolas e do artesanato local.

Stand de produtos de Francisco Santos

Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Rio Guaribas (CDTS), Eva Cymara de Sousa Sá, a Feira da Agricultura Familiar nasceu como proposta para integrar os produtores rurais da região a partir  da troca de experiências e fortalecimento do setor.

“Através deste grandioso projeto nossos agricultores podem adquirir e trocar experiências com os representantes dos demais municípios. Hoje todos os nossos agricultores estão expondo seus produtos, resultado do seu esforço diário”, disse a presidente.

O prefeito de Francisco Santos, Luís José, frisou que a Feira se apresenta como oportunidade para geração de renda dentro dos municípios.

“Esse é um evento que incentiva a nossa agricultura, demonstrando os produtos que cada munícipio dispõe, mel, caju, frutas, verduras. A partir do momento que ocorre a exposição, que há a venda isso arrecada recursos e valoriza a agricultura familiar”, avaliou o gestor.

Santana do Piauí também é um dos municípios que aderiram ao projeto da I Feira da Agricultura Familiar Território Vale do Guaribas. Visitando os produtores, a prefeita, Maria José de Sousa Moura, destacou que o evento traz um saldo importante para os agricultores santanenses, sobretudo pela divulgação das potencialidades da terra.

“Estamos com um número significativo de agricultores e de artesãos. Santanenses que com seu trabalho e dedicação trouxeram seus produtos para serem comercializados na Feira. Nossa ação tem sido voltada para valorizar o homem do campo, pois em nossa cidade a agricultura é a principal fonte de renda econômica. Valorizar quem cuida da terra é preciso”, afirmou a prefeita.

Stand de exposição de Santana do Piauí

Para a artesã de Santana do Piauí, Erica Mara de Moura Santos, a Feira é um espaço positivo para divulgação dos materiais produzidos. Ela que trabalha com a confecção de produtos em MDF, acessórios femininos disse que a aceitação tem sido valorosa.

“Esse é um projeto muito importante que nós artesãos só temos a agradecer por essa oportunidade, que o CRAS está dando para divulgarmos o nosso trabalho que é feito com tanto carinho”, destacou.

Artesã Érica Santos.

A I Feira da Agricultura Familiar segue até esta sexta-feira (06) com a exposição dos produtos, promoção de oficinas e palestras.

Agricultores de Itainópolis
Stand de produtos de Monsenhor Hipólito
Stand de produtos Aroeiras do Itaim

Fonte e Fotos: Folha Atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here