Hemocentro de Picos reforça apelo e convoca população a doar sangue

0

Com o excesso de feriados prolongados, o número de doações de sangue cai e o Hemocentro Regional de Picos tem baixa no estoque. Segundo a assistente social do órgão, Valdênia Leite, o estoque de sangue do Hemocentro, no momento está no limite para os pacientes que venham a precisar de doações durante a Semana Santa.

A assistente social alerta que com os feriados prolongados as pessoas deixam de doar e essa redução preocupa justamente porque é nesse período que aumenta a demanda nos hospitais da região.

“Nesse período de Semana Santa que é feriado, desde já seria bom os doadores de Picos e das cidades circunvizinhos comparecerem ao Hemocentro Regional de Picos para fazer suas doações, pois nós vamos ter bastante dias feriados e nesses dias não queremos, mas podemos ter muitos pacientes necessitando de sangue, então para suprimos a necessidade desse paciente nós temos que ter a colaboração dos doadores de sangue”, disse.

Ela explica que o estoque que mais fica em falta no órgão é o da classificação sanguínea negativo. “Geralmente o estoque que mais fica em falta aqui são os da classificação sanguínea negativa, tanto ele fica em falta, como é o mais fácil de vencer. As vezes a gente tem até um estoque bom do negativo, mas como a validade do sangue é só de trinta dias, aí as vezes a solicitação dos negativos são bem menores do que a solicitação dos fatores positivos”, explicou.

Fonte: Grande Picos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here