Gripe: Falta de seringas e agulhas pode prejudicar cobertura vacinal em Picos

0

A Campanha nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril. Em Picos, sete postos com salas fixas estão fazendo a imunização do público alvo desta primeira etapa, que são crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas.

De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, nos postos de Picos está havendo uma grande procura pela imunização por parte do público alvo, ela relata a preocupação de faltar seringas e agulhas durante a campanha, pois a secretaria ainda não recebeu o material para ser usado no período de campanha e o que há disponível, é insuficiente para a demanda do município.

“Estamos atendendo uma demanda bem grande, já iniciamos em alguns postos da zona rural mais distantes, e os postos de salas fixas estão aplicando uma grande quantidade de vacinas, inclusive a gente está até aguardando, porque não vieram seringas e agulhas da Regional, porque teriam que vir para a gente distribuir para os postos. A gente está usando as que temos aqui, já fizemos mais pedidos aqui no município, mas caso aconteça de algum posto não ter mais a agulha ou a seringa adequada, a gente pede mais um pouquinho de paciência porque a gente está aguardando esse recebimento na 9ª Gerência Regional de Saúde”, acrescentou.

Mariana relata a preocupação da falta de material prejudicar a cobertura vacinal no município. “Se não chegar a tempo [as seringas e agulhas], porque a demanda está bem grande, então as pessoas estão procurando muito os postos e as seringas e agulhas que a gente disponibilizou aqui da secretaria, tem uma quantidade limitada, não é o suficiente para atingir toda a meta, mas a gente está aguardando chegar nessas próximas semanas novas seringas e agulhas”.

A partir de segunda-feira, dia 22 de abril, a vacinação estará disponível para os demais públicos-alvo da campanha. Nesta segunda etapa também devem se vacinar adultos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional. A mobilização para a vacinação vai até 31 de maio.

 

 

 

 

Fonte: GRANDE PICOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here