FMS alerta para vacinação contra catapora

0
Foto: Ilustrativa

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Diretoria de Vigilância em Saúde, alerta os pais e responsáveis das crianças menores de cinco anos a cumprirem o calendário de vacinação e imunizarem os menores contra a varicela, também conhecida como catapora.

“Agora, com o final do verão e começo do outono, todos os anos aparece uma doença sazonal chamada varicela ou catapora. Estamos na estação que o número da doença tem um aumento, então alerto os responsáveis para vacinarem as crianças aos 15 meses de idade e entre os 2 e 4 anos fazerem o reforço da vacina que protege contra a varicela. Estudos científicos demonstram essa necessidade”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster. Os primeiros sintomas parecem os de gripe, como febre de 37,5°C a 39,5°C, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e cansaço. Após um ou dois dias surgem as famosas manchinhas avermelhadas que se tornam bolhas cheias de líquidos que, em pouco tempo, formam crostas e provocam muita coceira. Se coçadas e machucadas, as feridas podem deixar cicatriz.

É comum aparecer uma criança doente na escola e em pouco tempo todas apresentarem os sintomas, pois a catapora é facilmente transmitida e o contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou através de saliva, tosse ou espirro.

A vacina contra a catapora é a forma mais segura de prevenir a doença. A tetra viral (que também protege contra caxumba, rubéola e sarampo) é aplicada em crianças com 15 meses de idade, mas só após ela ter recebido a tríplice aos 12 meses. Caso a tríplice não tenha sido ministrada, basta procurar o posto de saúde mais próximo. Neste caso, a tetra viral é aplicada após 30 dias.

 

Fonte: Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here