Familiares e amigos de psicóloga diagnosticada com doença rara realizam mobilização em busca de doador de medula óssea compatível

0

Nos últimos dias familiares e amigos da jovem Iderlâne Marques, psicóloga, natural de Nova Santa Rita-Piauí, realizam mobilização em busca de um doador de medula óssea compatível com a da jovem por ser o tratamento de escolha, pois com apenas 24 anos de idade a mesma foi diagnosticada com uma doença rara chamada Aplasia Medular Óssea que acomete a medula impedindo a produção de células de defesa no organismo.

Atualmente, a mesma se encontra na casa de familiares em Teresina, sendo monitorada pelo médico que a acompanha. Reside em São João do Piauí, onde trabalha como Psicóloga na Secretaria de Educação do município e também numa escola particular da cidade. Mesmo jovem, possui vasta experiência, com menos de 1 ano de formada, já exerceu a profissão em Campinas do Piauí, Lagoa do Barro e já foi candidata a vice-prefeita de Nova Santa Rita. É filha única, e seus pais residem em Nova Santa Rita.

A mesma relata estar em processo de entendimento e demonstra fé inabalável:

“Ainda é tudo recente, estou na fase de tentar assimilar tudo, mas sigo confiante em tudo. A única coisa que sei é que Deus é o único responsável por guiar a minha vida, confio inteiramente nele. A tristeza bate por eu ainda estar assimilando e por eu compreender a gravidade, mas em momento algum isso atingiu a minha fé”.

A mesma afirma que tem recebido mensagens e orações de apoio de amigos, familiares e outras pessoas que acabaram tomando conhecimento do caso, e agradece o apoio de todos. Principalmente a população de Nova Santa Rita, São João do Piauí e cidades vizinhas estão em mobilização, e a mesma pede que o ato de doar se estenda a todos, pois quanto mais pessoas se tornarem doadoras, mais chances terão de encontrar um doador de medula compatível. Ressaltando que esse ato poderá abranger outros pacientes que também estão necessitando de medula para se curar.

Para se tornar doador você deve procurar o Hemocentro/Hemopi mais próximo da sua cidade, levando os documentos pessoais e Cartão do SUS. Tendo os seguintes pré-requisitos:

-Ter entre 18 e 55 anos;

-Estar em boa estado geral de saúde;

-Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

-Não apresentar doença neoplásica(câncer), hematológica (do sangue), ou do sistema imunológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here