Ensino a distância muda a vida de mais de 5 mil pessoas no Piauí

0

“Esta modalidade faz-se necessária uma vez que promove inclusão daqueles que precisam trabalhar para ajudar ou mesmo prover o sustento da família”, assim define a egressa do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Conceição Pinheiro.

A Uespi oferece 13 cursos de pós-graduação latu sensu em 15 municípios e 7 cursos de graduação em 35 polos de todas as regiões do Piauí, oportunizando a educação para todos. Atualmente, o Nead tem quase mil alunos em diferentes cursos.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o número de vagas ofertadas no ensino superior a distância no Brasil, em 2018, superou as do ensino superior presencial pela primeira vez na história. A Uespi, por meio do Nead, é parceira  do projeto e trabalha no funcionamento pedagógico da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), que oferta curso de administração a distância em 120 municípios, atingindo mais de quatro mil alunos.

A Uapi atua na oferta de cursos superiores apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação e é referência na área de EaD. O diretor-geral do Nead, professor Franklin Oliveira, destaca os resultados positivos que os cursos trazem.

“Nós temos alunos que passam em mestrados, concursos públicos e expandem bastante sua carreira profissional após os cursos. A educação a distância é importante pela oportunidade que dá às pessoas que, por diversos motivos, não podem fazer o curso presencial. É nosso papel como instituição oferecer essa educação de qualidade à população e oportunizar possibilidades positivas no presente e no futuro profissional de todos que nos procuram”, pontua Oliveira.

A Emanuela Rodrigues cursou Administração Pública no polo de Oeiras e disse que a Uapi mudou sua vida. “O ensino a distância foi de grande valia uma vez que não disponibilizava de tempo devido minha carga horária no trabalho. O EaD me proporcionou  estudar em casa nas horas vagas. Fiz o curso pensando em mudar de profissão e estou batalhando para isso. O curso bacharelado em Administração Pública está abrindo portas no campo de trabalho. Atualmente, sou técnica administrativa pela empresa de terceiro setor Sesc Oeiras e cada dia que passa me apaixono ainda mais por esta profissão”, conta a administradora.

Para o diretor do Nead/Uespi, os dados comprovam a excelência do ensino a distância, reforçam a importância de uma modalidade inclusiva, que abre portas para uma qualificação superior, por isso pontua para a necessidade dos governos brasileiros reavaliarem os investimentos feitos em todas as modalidades de ensino.

“A educação, em qualquer das modalidades, precisa ter qualidade e isso passa pela formação dos docentes, pelos investimentos e, primeiramente, pela ofertas dos cursos, por isso, lamentamos, recentemente, o cancelamento de um vestibular pela Capes, que justificou falta de recursos financeiros. Lamentamos, porque a educação é o maior investimento que uma pessoa pode fazer por ela mesma. Esse investimento em educação precisa ser garantido para todos”, finalizou Franklin Oliveira.

Conheça histórias e informações sobre o Nead.

 

 

 

Fonte: Governo do Piauí

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here