Diretor do HUT diz que estoque de medicamentos usados por pacientes com Covid-19 está ‘crítico’

0

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está com baixa no estoque de medicamentos há dois meses. Segundo o diretor Rodrigo Martins, estão em falta principalmente bloqueadores musculares para manter pacientes entubados em UTIs, um dos principais medicamentos usados por pacientes em situação grave da Covid-19.

De acordo com a direção geral do hospital, a procura pelo medicamento aumentou nos últimos meses, devido à Covid-19, e está havendo dificuldade geral para a compra das substâncias.

Em reunião virtual com o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, no dia 8 de julho, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), solicitou o envio de medicamentos, que estão em falta não apenas no HUT, mas em vários hospitais da capital.

“O HUT não está com seu estoque zerado, mas nós estamos com o nosso estoque crítico, inclusive já fizemos pesquisas em todo o Brasil, mas infelizmente há uma falta de produção em todo o território nacional. É preciso que o Ministério da Saúde tente viabilizar uma compra internacional desses bloqueadores neuromusculares pelo menos, pois é o que está mais em falta nesse momento”, explicou.

Retorno do comércio e impacto nos hospitais

Ainda de acordo com o diretor geral, as medidas de isolamento social começaram a ser flexibilizadas há poucos dias e o reflexo na rede hospitalar só poderá ser sentido dentro de 14 dias, que é o tempo de incubação do novo coronavírus.

“Tem dias que a gente amanhece com muitas vagas e no final do dia estão preenchidas totalmente. Então é algo que é imprevisível. A gente torce para que o pico da doença tenha passado e que não tenha um novo pico aqui na cidade de Teresina para que a gente possa ganhar tempo para buscar esses medicamentos, mas é um problema que foi identificado dois meses atrás e infelizmente estamos buscando essas medicações, mas não conseguimos encontrar”, completou.

Fonte: G1 PI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here