ANP põe em consulta pública gasolina mais densa e potente

0

A Agência Nacional de Petróleo aprovou nesta quinta-feira (27) a realização de uma consulta pública para aprimorar a qualidade da gasolina no país. Após ser publicada no Diário Oficial, a consulta será aberta por 45 dias e vai avaliar a nova proposta de resolução que estabelece as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade do combustível.

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, que considerou as especificações e harmonizações internacionais. A ação também atende a debates com os agentes do mercado de combustíveis.

A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla o aumento da massa específica, que implica em mais energia e menos consumo; e a fixação de limites para a octanagem RON, que atende a nova realidade tecnológica dos motores de veículos. Com a medida a gasolina deve se tornar mais “encorpada”.

A nova resolução substitui a Resolução ANP nº 40, de 2013.

Preço

Procurada pelo Cidadeverede.com, a assessoria da ANP não confirmou relação entre a melhoria da qualidade da gasolina e o preço final ao consumidor.

Meio Ambiente

Segundo a ANP, as melhorias na qualidade da gasolina vêm baixando o teor de enxofre nos combustíveis, o que traz reflexo para o meio ambiente com a redução de poluentes.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, a melhoria na qualidade do combustível vai ao encontro dos atuais níveis de emissões, que estão cada vez mais rigorosos. As mudanças também atendem ao Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e ao Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, do Governo Federal.

 

 

 

Fonte: Cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here