Agricultor promove curso de Agrofloresta em fazenda no Piauí

0

Entre os dias 9 a 11 de agosto, a Associação dos Agricultores Familiares da Serra dos Paus Dóias (Agrodóia) promove o curso de Floresta com o agricultor agroflorestal e pedagogo Vilmar Lermen e a presidente da Agrodóia, Maria Sivanete. O encontro, que tem como tema “Conhecimentos para plano sustentável de alimentos e recuperação de florestas”, funcionará como um retiro de encontro com a natureza na fazenda Formosa, em União, Piauí.

Conciliar produtividade agrícola e recuperação ambiental no mesmo espaço é possível? Para muitos, essa questão tem uma resposta simples: Agroflorestas. A atividade é uma imersão sobre troca de ideias e experiência voltada ao cuidado com a natureza e com as pessoas, associada ao desenvolvimento do território local, por meio de uma programação especial com aulas teóricas e práticas.

“Iremos propor uma filosofia com a capacidade de observar o que faz bem ou mal para a terra, podendo agir. Devemos ser um protetor da terra e dos animais, e na realidade estamos fazendo o contrário, explorando os animais e a terra, e isso só vem ocasionando vários problemas no planeta em si”, relatou o organizador do curso, Igor Medeiros.

Para Igor Medeiros, as temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras. Segundo ele, é preciso pensar numa questão de mudança de estilo de vida.

Outra iniciativa do curso é que ele “trabalhará na perspectiva de fortalecer a organização econômica das famílias agricultoras da região, desenvolvendo formas de cooperação que ajudem na produção, beneficiamento, comercialização da produção e no manejo sustentável de áreas florestais”, complementa Igor.

Sistemas Agroflorestais são apontados como relevantes técnicas de recuperação de áreas degradadas. O método baseado na dinâmica, ecologia e gestão de recursos naturais, que, por meio da integração de árvores na propriedade e na paisagem agrícola, diversificam e sustentam a produção com maiores benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Participação – A programação de três dias oferece hospedagem e alimentação. Interessados podem buscar mais informações ou se inscrever através do telefone (86) 99900-8844. O investimento custa R$ 480,00 e as vagas são limitadas.

 

 

Fonte: Jornal MN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here